Três Rios

Realizações

Acesso rápido

Atração de empresas

Quando prefeito (2009-2016), Farah fez uma verdadeira revolução na cidade de Três Trios. A partir da adoção de uma agressiva política de incentivos fiscais e desburocratização, o setor de Indústria e Comércio cresceu e quintuplicou a arrecadação do município. Foram 2.258 empresas (entre pequenas, médias e grandes) que se instalaram em Três Rios, gerando cerca de 11.000 novos postos de trabalho.

Três Rios foi escolhida por grandes  empresas como Nestlé,  Neobus, Latapack-Ball ,  GE Celma, SR Embalagens, Plumatex, Quimiplast, Guanapack, Yujin, Eurocolchões, Grupo Mil, Confiança , entre outras.


Planeta Vida

Inaugurado pelo em maio de 2009, o PLANETA VIDA era considerado referência no Estado em atendimento ao Idoso e Pessoas com Deficiências, além de abrigar o segundo maior Centro de Treinamento de Ginástica Artística do Rio de Janeiro. O espaço fazia atendimentos na área de saúde, além de atividades esportivas e cursos de inclusão digital.


Planeta Criança

A Creche Municipal Planeta Criança é uma das maiores creches públicas do país, oferecendo 625 vagas para crianças em horário integral, com cinco refeições diárias aos alunos, incentivo a leitura, inclusão digital, aulas de pintura, dança, entre outras atividades.  O espaço funciona no CIEP do Morro Áureo, que foi municipalizado, ganhando condições de implementar o projeto.


Implantação da Faculdade de Medicina

A implantação da faculdade de Medicina em Três Rios, – um antigo desejo da população trirriense – , pôde ser realizado graças aos investimentos  realizados pelo Governo Municipal na Saúde na gestão Vinicius Farah. Foram escolhidas 39 cidades no país para receberem o curso de medicina. No Estado do Rio de Janeiro, apenas duas cidades vão receber o curso: Angra dos Reis e Três Rios.

Três Rios só foi escolhido porque atendeu aos requisitos exigidos pelo governo federal, entre eles a existência de uma UPA, unidade do SAMU, da Clínica da Família, da Central de Regulação Médica de Urgência, da Central de Consultas e Exames, da Central de Internação Hospitalar,  da Farmácia Pólo, além de 100% de cobertura da Estratégia da Família (USFs), entre outros.

A universidade Suprema foi a selecionada pelo MEC para implementar o curso na cidade de Três Rios.


Casa do Empreendedor

Criada como um centro de excelência, em novembro de 2013, concentrava num mesmo espaço todos os serviços públicos necessários à formalização de atividades de pequenos negócios, como Vigilância Sanitária, o Corpo de Bombeiros e as secretarias de Obras e de Meio Ambiente. Se, antes, uma empresa levava meses para sair do papel, com a Casa do empreendedor esse prazo caiu para, no máximo, três dias.


Condomínio do Bairro Habitat

Mais de 7000 pessoas de 426 famílias tiveram suas vidas transformadas com entrega das 426 casas construídas no bairro Habitat com toda infraestrutura. 

As obras foram feitas pelo Governo Municipal em parceria com Governo do Estado, através da CEHAB – Companhia Estadual de Habitação do Rio de Janeiro. Além das 426 casas, foi construída toda a infraestrutura de urbanização e saneamento, incluindo ainda Estação de Tratamento de Esgoto, Praças, Quadra Poliesportiva e áreas específicas para o comércio.


Entrega de 228 Apartamentos do Minha Casa Minha Vida

228 famílias trirrienses tiveram suas vidas transformadas com a entrega das 228 unidades habitacionais no bairro Barros Franco, pelo Programa do Governo Federal Minha Casa Minha Vida.


Viaduto

Atendendo a uma necessidade histórica do município, o viaduto sobre a linha férrea da Praça Salim Chimelli representa um marco nos avanços em mobilidade urbana para Três Rios.  Com 280 metros de extensão, 9 metros de largura, e tráfego em mão dupla, toda a estrutura conta com uma iluminação especial que realça a estética dos arcos centrais e área de estacionamento.


Terminal Rodoviário

O transporte coletivo de Três Rios passou a contar desde maio de 2013 com o um novo terminal rodoviário que atende a todas as linhas urbanas municipais. Com instalações apropriadas para receber diariamente cerca de 15 mil usuários.


Implantação da Secretaria de Ordem Pública

A implantação em 2009, da secretaria de Ordem Pública, reforçou a área de segurança do município. Além de dobrar o efetivo da Guarda Municipal, implantar a Ronda Escolar, o Patrulhamento Noturno e aumentar o número de viaturas, foi implantado  em março de 2011 a Central de Comando e Controle, que tem mudado a realidade do município no setor de Segurança Pública.


Central de Comando e Controle

Três Rios passou a contar conta com um dos mais modernos sistemas de monitoramento por câmeras do país, que se tornou importante aliado da segurança pública. Com o novo sistema, houve um aumento de cerca de 400% nas prisões em flagrante na cidade. Além disso, o sistema contribuiu para o controle do tráfego e é interligado ao serviço de saúde.


SAMU 192

O Governo Municipal entregou à população trirriense e toda região Centro-Sul, em junho de 2012, o SAMU 192 – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.  O serviço funciona 24 horas por dia com equipes de profissionais da saúde como médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e socorristas que atendem às urgências  de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco- obstétrica e de transtorno mental da população.


Clínica da Família e UPA

A Clínica da Família é um projeto do Governo do Estado que atende em Três Rios,  cerca de 14 mil pessoas por mês em um espaço que  conta com três equipes de Saúde da Família (Palmital, Morro dos Caetanos e Barros Franco).  Localizada no bairro mais populoso do município, a Clínica da Família  faz atendimentos nas áreas de odontologia, clínica geral, imunização (em todas as faixas etárias), pré-natal, puericultura, procedimentos ambulatoriais, visitas domiciliares e educação em saúde. Foi na gestão Farah que foi implantada também a UPA 24h, umas das primeiras cidades do estado a reveber o projeto.


 

CVT

A conquista do Centro de Vocação Tecnológica representa um marco na qualificação profissional em Três Rios, com projeção para atender as demandas geradas pela expansão econômica do município e crescente abertura de novos postos de trabalho, oferecendo cursos em diversas áreas.


Investimento em Educação em Nível Superior

Foram concedidas 87 bolsas de estudos integrais na Universidade Católica de Petrópolis nos cursos de Engenharia Civil, Elétrica, Mecânica, de Produção, Arquitetura, Psicologia, Direito e Letras.  Como apoio ao estudante, o governo municipal concedia o Auxílio Transporte os universitários. Através de convênio de parceria com a UNINTER, UNIVÉRTIX e SUPREMA o município oferecia ainda bolsas nos cursos de Medicina, Farmácia, Enfermagem Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica, Administração, Ciências Contábeis, dentre outros.


Três Rios Expo Fest

A Três Rios Expo Fest é a maior festa do interior do Estado e foi resgatada pela gestão Viniciu Farah após 18 anos. Todos os anos o evento aconteceu  no mês de agosto e levou grandes nomes da música brasileira para o Parque Municipal de Eventos, atraindo cerca de 200 mil pessoas em cada edição. Com uma super estrutura, o evento movimentava a cultura e o comércio locais.


Multifestival de Teatro OFF Rio

Realizado pelo Governo Municipal em três edições, o Multifestival de Teatro OFF Rio reuniu artistas de todo país, com espetáculos consagrados, oficinas, performances,  intervenções em espaços públicos, esquetes, além de debates.


Festival de Música

O Festival de Música movimentou a cidade com participação de artistas consagrados e incentivo ao desenvolvimento de talentos locais. Já participaram do festival nomes como Oswaldo Montenegro e Leoni.


Festival Gastronômico

O evento apresentou a gastronomia trirriense de modo a formar e fortalecer hábito da população de Três Rios a usar o circuito gastronômico da cidade. Em suas quatro edições foram convidados diversos chefs do país, oferecendo gratuitamente à população workshops, com novos pratos e ideias.


Festival de Dança

Mostra competitiva de dança, que reúne bailarinos e coreógrafos de todo país em diversas modalidades. O evento buscava oferecer à comunidade o acesso gratuito aos espetáculos bem como promover o intercambio de várias companhias possibilitando a troca de experiências e aperfeiçoamento de suas técnicas através de oficinas e debates.  Em 2016m foram mais de 1.800 bailarinos participando da 6ª edição do evento, que já recebeu grandes nomes da dança, como Ana Botafogo, Cecilia Kerche, Cicero Gomes, entre outros.


Implatação da Subprefeitura de Bemposta

Inaugurada em 17 de maio de 2009, numa das primeiras ações da atual administração, a sede administrativa da Subprefeitura de Bemposta é uma conquista histórica para as comunidades de Hermogêneo Silva, Grama, KM21, Estrada de Itajoana, Vila Verde e Vale da Cachoeira. 

Com estrutura de equipamento e pessoal permanente, a Subprefeitura foi base para uma série de conquistas implementadas na gestão Vinicius Farah.


Regularização da Profissão de Mototaxistas

O Governo Municipal realizou o processo de legalização da profissão mototaxista em 2010, e entregou aos mototaxistas o alvará de funcionamento.

Além de beneficiar os profissionais, a medida trouxe maior segurança aos usuários que utilizam esse meio de transporte. Todos os mototaxistas passaram então a trabalhar padronizados, com as motos e capacetes em cor azul, facilitando sua identificação.


Projeto Ginástica Artística

Em 2009, com a construção do Planeta Vida, a Ginástica Artística Trirriense passa a contar com seu Centro de Treinamento Oficial, oferecendo condições técnicas para os atletas.  O Centro de Treinamento de Três Rios tornou-se referência no Estado por ser o primeiro ginásio público de Ginástica Artística, trabalhando desde a iniciação até o alto rendimento, contando com o acompanhamento contínuo da Coordenadora da Seleção Brasileira de Ginástica, Georgette Vidor.


Praça de Esportes

A Praça de Esportes Beira Rio, inaugurada em setembro de 2011, conta com um deck de madeira, parque infantil, área gramada, quadra de grama sintética e quadra de areia, academia ao ar livre feita em aço inoxidável e nova pista de skate.  Além da Praça de Esportes, a população ganhou ainda uma revitalização completa da Avenida Alberto Lavinas, que hoje é o local escolhido pelas pessoas para corridas, caminhadas e passeios de bicicleta, já que a avenida ganhou uma ciclovia em toda sua extensão. A revitalização, incluiu ainda um novo projeto paisagístico, colocação de novos bancos, e troca de 180 lâmpadas em toda Beira Rio.


Café do Trabalhador, dignidade e respeito com o cidadão

Aberto ao público em maio de 2013, o projeto visava a garantir segurança alimentar e qualidade nutricional às famílias com maior vulnerabilidade social, além daqueles indivíduos que se encontram iniciando no mundo do trabalho. 

Eram distribuídos 500 kits por dia, contendo café com leite, pão com manteiga e uma fruta, distribuídos das 06 às 09 horas, de segunda à sexta-feira na Praça Salim Chimeli, no centro.


Concursos Públicos e Processos Seletivos

Para a manutenção de um quadro de servidores capacitados e motivados, a secretaria implementou uma série de ações que valorizam o funcionalismo, como Reajuste Anual de Salários, Pagamento até o último dia útil do mês, Auxílio Alimentação para os funcionários na ativa, Plano de Cargos e Salários do Magistério Público e Implementação do Novo Piso Salarial, Abono Salarial para Merendeiras, Monitores de Creches e Secretários de Escolas . Em 2011, o Município realizou Concurso Público atendendo às demandas da administração direta e do SAAETRI. E ainda processos seletivos na área de Saúde, Promoção Social e Esporte.

Em maio de 2013 foi realizado outro Concurso, com 805 vagas disponíveis em diversos setores, sendo disputadas por 15.997 candidatos. Foram realizados ainda Concursos em 2014 e 2015, totalizando 1.203 vagas oferecidas.