Projeto de Lei nº 1461/2019

Confere o título de “Berço Imperial da Cerveja” ao Município de Petrópolis, no Estado do Rio de Janeiro.

O CONGRESSO NACIONAL decreta:

Art. 1º É conferido o título de “Berço Imperial da Cerveja” ao Município de Petrópolis, no Estado do Rio de Janeiro.
Art. 2º Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.

JUSTIFICAÇÃO

Petrópolis é uma cidade essencialmente cervejeira, também conhecida como Cidade Imperial. Localizado na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, é a maior e mais populosa cidade da Região Serrana Fluminense, também detém o maior PIB e IDH da região. A cidade Imperial de Petrópolis no Estado do Rio de Janeiro, merece essa justa homenagem por ser o berço e cultivar o hábito de apreciar uma boa cerveja, bebida que teria chegado ao Brasil pelas mãos dos monarcas portugueses, em 1808.

A partir da década de 1840, quando começaram a chegar à cidade imperial os imigrantes alemães, o lugar foi se convertendo em uma das principais referências no assunto. Há mais de um século já existem registros de produção de cervejas em Petrópolis, seja em escala industrial, seja artesanalmente. Tudo isso e sua importância histórica coloca Petrópolis como um dos mais importantes municípios brasileiro na produção de cerveja.

Neste sentido rogo aos nobres pares a aprovação dessa proposição, de modo que, possamos dar essa justo título amparado em lei federal.

Sala das Sessões, 13 de março de 2019

Vinicius Farah
Deputado Federal MDB – RJ

Fechar Menu